quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Trofoterapia



Trofo significa alimentação e terapia é tratamento. Assim, Trofoterapia é a terapia da alimentação, o recurso de usar os alimentos como mantenedores da saúde humana, bem como para reequilibrar seu organismo e para combater o problema de saúde que o afeta.
É utilizada para desintoxicar ou dar manutenção ao organismo humano, garantindo uma melhor qualidade de vida com resultados eficientes e rápidos.
Seu objetivo é regular as funções orgânicas de um indivíduo sem produzir efeitos colaterais, com o uso de alimentos simples e naturais.
Você é, basicamente, o resultado da soma e combinação de três pontos básicos:
  • você é resultado DO QUE PENSA!
  • você é resultado DO QUE ACHA QUE VAI ACONTECER!
  • você é resultado DO QUE COME!
Do que pensa, porque qualquer movimento, atitude ou ação que realizar, sejam físicos ou emocionais, primeiro acontece dentro da sua mente, em forma de pensamentos.
Do que acha que vai acontecer, pois aprendemos e ensinamos nos cursos que aplicamos de formação em Programação Neurolingüística (PNL) que onde colocamos nossa atenção a nossa energia flui naquela direção.
Do que come, pois é o alimento que sustenta sua máquina orgânica e lhe dá condições de pensar e agir.
Experimente assistir a uma aula depois de uma refeição composta de alimentos pesados para a digestão; repita a experiência após uma refeição bem equilibrada e de fácil digestão, compare os resultados e perceba como os alimentos podem facilitar ou complicar sua capacidade de aprendizagem, de concentração, de comunicação.
O poder das frutas e verduras na nossa vida, já era conhecido das culturas milenares, tanto que os antigos egípcios descobriram, na arte de embalsamar seus cadáveres, o poder de armazenar e conservar os corpos com o uso de plantas e alimentos.
Nascia aí a Trofoterapia. Um tratamento das doenças usando alimentos, que hoje faz parte das Terapias Holísticas.
Mas foi na Grécia, com o 'pai da medicina' - Hipócrates, de 460 a 360 antes de Cristo, que a poderosa terapêutica da alimentação ganhou fama.
Hipócrates ensinava: "Faça dos alimentos o seu remédio e do remédio os seus alimentos".
Também ficou clássico o conselho que dava a seu filho: "Se quer viver muito, seja magro, meu filho".
Ao mesmo tempo em que recomendava o uso de uma alimentação correta como fonte de saúde, já apontava a obesidade como facilitador de acidentes orgânicos que apressavam a morte de seus pacientes. Isto numa época em que, para os padrões de beleza, ser gordo era considerado bonito.
Com o avanço das pesquisas, está hoje comprovado o que era antes apenas conhecimento empírico: os alimentos funcionam como os maiores e melhores remédios naturais para o organismo humano.
Utiliza-se a Trofoterapia nas mais diversas situações, destacando-se os efeitos benéficos nos casos de distúrbios no aparelho respiratório, desintoxicações, colites, úlcera gastroduodenal, constipação intestinal.
Podemos conhecer num alimento suas propriedades para o organismo humano como: adstringentes, antianêmicos, antiartríticos, antidiabéticos, antieméticos, antifiséticos, antiflogísticos, antigripais, anti-helmínticos, antiobésicos, béquicos, cardiotônicos, colagogos, emenagogos.
Está na hora de se preocupar mais com o valor nutritivo dos alimentos, acima de tudo, sem se fixar apenas no aspecto, na cor, pois comemos com a boca e o estômago, não com os olhos.
As necessidades diárias de cada ser humano, em relação a combinação e quantidade de nutrientes variam de acordo com o tipo de orientação/dieta que a pessoa esteja fazendo e encontramos desde os onívoros que comem de tudo, até os vegans que não ingerem nenhum alimento de origem animal.
Existe uma frase de uso popular que resume com sabedoria: "Coma para viver e não viva para comer". Observemos na natureza, não encontramos animais obesos, cada um come o necessário para atender suas necessidades de vida e reprodução, assim como para fugir dos predadores e sobreviver. Animais obesos somente os são aqueles criados pelo homem, pois recebem oferta de quantidade e qualidade erradas de alimentos.

Saúde através da Natureza

A natureza não é só um espetáculo de beleza e cores para o nosso olhar, mas pode fazer verdadeiros milagres pela nossa saúde. Tudo funciona de maneira tão perfeita que cada fruta, verdura, raiz, legume e cereal parece ter sido feito para determinados problemas de saúde.
Não existe nada mais poderoso e completo do que os vegetais. Eles são, com certeza, os melhores remédios que existem no mundo. Não tratam só as doenças do corpo mas as da alma, promovendo bem-estar e saciedade.

Os alimentos e a sua saúde

Passamos a seguir alguns exemplos de efeitos terapêuticos dos alimentos:
  • semente de melancia possui uma substância chamada curobucitrina, que age como vasodilatador sendo indicado para hipertensão arterial;
  • cebola possui alicina, age como bactericida e antiinflamatória. Os cientistas ingleses descobriram ainda a presença de glucoquinina, que tem a capacidade de reduzir as altas taxas de glicose no sangue;
  • abacaxis possuem uma enzima proteolítica chamada bromelina, com ação expectorante e analéptica (favorece convalescença);
  • couve e agrião contêm o indol e o isotiocianato, composto com ação comprovada preventiva de câncer de cólon, mama e pulmão;
  • batata o suco é um excelente remédio contra azia e as úlceras do estômago, por conter solanina, agente ativo das solanáceas, é usada para inibir a ação dos ácidos digestivos no estômago, evitando a irritação de mucosas;
  • cenoura rica em betacaroteno, vitamina antioxidante poderosa contra o envelhecimento. Tem muito cálcio e fósforo (bom para os ossos e contrações musculares), vitamina B1 (boa para o coração, sistema nervoso e músculos), B2 (boa para pele, olhos e ajuda na utilização de proteínas) e pectina, uma fibra alimentar que combate o colesterol. Está comprovado cientificamente que a cenoura previne alguns tipos de câncer.
  • peixe tem muita proteína, que constrói e repara todos os tecidos do seu corpo. Mas só ele tem também o ácido eicosapentanóico - também conhecido por EPA - uma substância de nome complicadíssimo que previne as doenças cardiovasculares. Possui muito menos gordura (e calorias!) que a carne vermelha e também é rico em cálcio e fósforo (importante para armazenar energia).
Podemos citar ainda inúmeras outras indicações, apenas como exemplo: espinafre, iogurte,mamão, agrião, champignon, gengibre, pão integral, aveia, cevada, germe de trigo, mel, milho, girassol, lecitina de soja, soja, trigo, lêvedo de cerveja, melado, própolis, farelo de trigo.
Importante na Trofoterapia é respeitarmos, entre outros, o princípio da combinação adequada de alimentos numa mesma refeição. A dieta atua como desintoxicante, por meio da ação das fibras, líquidos, etc. Assim, as funções orgânicas são revitalizadas, havendo notável melhora do sistema de defesa.
Pois as frutas, legumes e hortaliças são dotadas de componentes químicos orgânicos. A má combinação de alimentos pode resultar em problemas de digestão e até de saúde. Para que o seu organismo funcione bem, é importante estar atento para esse aspecto."Mate a fome, não mate o estômago!"
Adriana calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário